gestão escolar participativa

Você sabe o que é gestão escolar participativa?

Na sociedade atual torna-se cada vez mais comum a participação dos indivíduos em todos os processos e decisões que lhe dizem respeito e que os atingem. Essa autonomia se faz presente nas diversas esferas sociais, e na educação não seria diferente.

Diferentes escolas, públicas ou privadas, adotam diversos modelos de gestão. Estes modelos de gestão partem de métodos mais convencionais, delegando as responsabilidades apenas ao(s) gestor(es), como também abrange os  contemporâneos, que encarregam parte da – ou toda –  comunidade escolar.

Tendo em vista essas questões, a Sponte trouxe algumas informações essências para a compreensão do que é e como funciona a Gestão Escolar Participativa.

Afinal, o que é Gestão Escolar Participativa?

Com origem nos estudos da administração contemporânea, especificamente nos diferentes tipos de gestão, a Gestão Participativa é um método organizacional que visa incluir de forma ativa e colaborativa os indivíduos pertencentes à instituição nos processos de tomada de decisão e de desempenho de tarefas e atividades.

Na esfera da educação, a Gestão Escolar Participativa tem como objetivo incluir toda a comunidade escolar – alunos, professores, funcionários e pais dos estudantes – nos processos de tomada de decisão, na programação de objetivos, na implementação de projetos escolares e no auxílio da execução de atividades conjuntas.

É importante ressaltar que o método não visa dar ciência a todos de tudo que é feito e sim que a comunidade escolar se reconheça como parte importante da escola, e que deste modo possa situar suas responsabilidades e assumir afazeres que possam contribuir com o melhor desenvolvimento escolar.

Por que adotar a Gestão Escolar Participativa?

Ao incluir o núcleo familiar no processo de desenvolvimento escolar, os pais e responsáveis ficam muito mais atentos ao desempenho e ao comportamento de seus filhos em sala de aula. Os alunos tornam-se mais engajados e participativos tanto nas atividades em classe quanto nos projetos da escola.

Já os professores se preocupam mais com o desenvolvimento de seu trabalho e melhor estabelece relações com as famílias dos estudantes.

Trabalhar as dificuldades, reconhecer as facilidades e melhor conhecer o aluno são ferramentas importantes para a função docente, mais ainda quando as famílias constituem e se fazem importante parte do desenvolvimento e da vida escolar de seus filhos.

Os gestores, por sua vez, têm maior facilidade para a tomada de decisões importantes. As responsabilidades dessas decisões são divididas de maneira proporcional, de forma que o peso dos erros e dos acertos não recaiam apenas sobre uma ou poucas pessoas. Com o partilhar das tarefas, as pressões também são divididas e amenizadas, melhorando o ambiente de trabalho e dando autonomia e confiabilidade para os membros da comunidade escolar participarem do aprimoramento de sua escola.

Como implementar a Gestão Escolar Participativa?

É importante ter ciência que a Gestão Escolar Participativa é um método que vai sendo construído aos poucos, de degrau a degrau as instituições adotam medidas e posturas que vão propiciando o ambiente escolar ao recebimento desse novo método de gestão.

Antes de mais nada é importante que todos os gestores da escola dissociem para si próprios e para toda a comunidade escolar a visão centralizadora geralmente atrelada à suas funções.  Também é de grande relevância construir um ambiente propício para a escuta de sugestões e críticas tanto por parte dos funcionários quanto do resto da comunidade.  Fortalecer organizações internas da escola como a Associação de Pais e Mestres – APM e o Grêmio estudantil são importante parte do processo.

E você? Se interessa por gestão escolar? Fique atento às nossas midas sociais e as novidades que a Sponte disponibiliza no mercado e consiga otimizar a gestão de sua escola!

Conte sempre com o Sponte, o seu software de gestão educacional!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *