Sua escola tem a infraestrutura ideal para receber seus alunos?

Sua escola tem a infraestrutura ideal para receber seus alunos?

Não há quem discorde que um ambiente agradável e confortável, que conta com equipamentos de apoio e espaços próprios para estudos (como uma biblioteca), influencia e proporciona maior prazer enquanto se está adquirindo conhecimento. O aluno de uma escola bem estruturada se sente muito mais motivado a estudar e um professor, nesse mesmo ambiente, se sente muito mais entusiasmado ao lecionar, não é mesmo?

Por isso, acreditamos que a infraestrutura tem grande influência no processo de aprendizado do estudante e no bom funcionamento da sua escola.

Mas você sabe se ela possui os itens necessários para receber da melhor forma seus alunos e funcionários? Segundo uma pesquisa realizada por professores doutores da UnB e da UFSC, menos de 1% das escolas brasileiras (entre públicas e particulares) têm infraestrutura considerada ideal.

Os pesquisadores categorizaram a infraestrutura escolar em quatro níveis:

1. Elementar

Em que a escola conta apenas com itens elementares para funcionar, como água, energia, rede de esgoto, sanitário e cozinha.

2. Básica

A escola conta com sala de diretoria e alguns equipamentos eletrônicos – como TV e DVD -, além dos itens do nível anterior.

3. Adequada

A escola apresenta mais itens de infraestrutura organizacional e espacial – como sala de professores, biblioteca, sala de informática, parque infantil e quadras, além de sanitários para educação infantil – e com mais aparatos tecnológicos, como computadores, copiadora e acesso à internet.

4. Avançada

Neste nível a escola apresenta, além dos itens anteriores, uma estrutura mais robusta e completa, com laboratório de ciências e dependências adequadas para receber alunos com necessidades especiais.

Se sua instituição está abaixo do nível 3, está na hora de se planejar para um maior investimento na infraestrutura.

Mas porque ter uma boa estrutura é importante?

A escola é o espaço em que o aluno passará grande parte do seu dia, durante muitos anos. Além de ser, também, o ambiente de trabalho de toda a sua equipe (e o seu). É nela que o estudante se desenvolve educacionalmente, mas também emocionalmente e socialmente, portanto, ela tem (ou teve) um papel fundamental na vida de todos os indivíduos da sociedade.

Imagine um cenário em que os alunos se sintam pouco instigados a socializar, desestimulados a aprender e espacialmente desconfortáveis. Tudo isso porque a escola não apresenta um espaço físico propício para a socialização (como refeitórios e pátios), os professores apresentam uma aula monótona e não aparentam motivação e o espaço é mal planejado e pouco convidativo.

Agora imagine outro cenário em que os espaços (como o pátio e o refeitório) são amplos, adequados para a socialização, as salas são equipadas e apresentam possibilidades de uma aula mais interativa e atrativa, e o ambiente é amigável, bem preparado e estruturado para receber alunos com conforto e segurança.

Em qual desses cenários é mais provável que o aluno se desenvolva e apresente melhores resultados acadêmicos? Acreditamos que no segundo, é óbvio! Isso porque uma escola que oferece a melhor e mais completa estrutura assegura um ambiente favorável ao aprendizado e, consequentemente, gera um maior desenvolvimento e um melhor resultado.

E é exatamente por isso que a estrutura da escola também é o cartão de visitas de sua instituição de ensino: os pais, ao serem recebidos em um ambiente acolhedor e bem estruturado, se sentem mais seguros de realizar a matrícula do filho naquela instituição.

Além disso, uma infraestrutura adequada disponibiliza aos professores materiais e aparelhos que permitem uma aula mais motivante e interessante, ao mesmo tempo que facilita e agrega o trabalho do professor. Esses pontos influenciam diretamente na motivação do seu corpo docente.

Investir na infraestrutura aumenta rendimentos

Primeiro, aumenta o rendimento dos seus alunos, segundo porque seu corpo docente e seus funcionários se sentem mais confortáveis e motivados a realizar um bom trabalho, terceiro porque aumenta as chances de captar novos estudantes. Todos esses fatores aumentam a visibilidade da sua escola e, consequentemente, os bons resultados – tanto educacionais, quanto financeiros.

Se sua escola não está dentro do padrão ideal e precisa de melhorias, leia nosso artigo 5 pilares de gestão financeira e saiba como reservar parte do seu lucro para investimento em infraestrutura. Conte sempre com Sponte, o seu software de gestão educacional!

Preencha os campos abaixo e receba contato de um de nossos consultores.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *