Qual o objetivo da avaliação escolar?

Segundo o dicionário, avaliar, é o processo que visa verificar a aquisição de competências e também de habilidades em uma determinada área do conhecimento. A avaliação escolar, por exemplo, tem o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno; ou seja, ela serve para verificar se o educando está conseguindo acompanhar e entender a programação curricular.

Existem várias formas de avaliar, e todas elas têm o mesmo objetivo. Observar os alunos, solicitar que eles façam redações com um determinado tema, aplicar provas objetivas e provas práticas, propor um debate, a apresentação de um seminário, são algumas propostas de avaliação escolar. De acordo com especialistas da área da educação, é interessante avaliar de diferentes maneiras, pois, cada turma tem suas necessidades.

Vale ressaltar que, a avaliação escolar só tem sentido, se ela estiver de acordo com o conteúdo ensinado em sala de aula. Tentar avaliar os alunos com conteúdos não vistos, foge totalmente da proposta de avaliação. Portanto, em todos os exames feitos em sala de aula, os dados, sejam eles bons ou ruins, servem para que o professor consiga tomar decisões mais precisas quanto a aprendizagem dos alunos. Se as respostas não atingirem suas expectativas, o professor pode ver outra forma de passar e explicar os assuntos para que eles tenham um melhor desempenho.

E quando o assunto for o resultado das provas, é fundamental que os professores devolvam as avaliações para os alunos, para que eles vejam seus erros e acertos. Os professores devem, contudo, tomar alguns cuidados na hora da devolução como: não usar caneta vermelha na correção dos exames e não rabisca-los demais. Os profissionais da educação acreditam que o uso da caneta vermelha e os vários comentários nas provas, podem constranger os alunos. Portanto, buscar outras alternativas de passar recados ou mesmo mostrar a nota das provas é importante.

Software educacional faz com que os alunos visualizem online as notas das avaliações

Com o software Sponte na sua instituição, os professores, gestores e demais profissionais, terão à sua mão uma ferramenta completa que irá ajuda-los a fazer a gestão financeira e pedagógica com mais agilidade e eficiência. Entre muitos benefícios que um software educacional pode oferecer à sua escola, um deles é a visualização online das notas. Ou seja, as tarefas do dia a dia, e também a forma de passar os resultados das avaliações aos alunos serão muito mais simples com o sistema.

Para que os alunos visualizem as notas online, o Sponte disponibiliza o App do Aluno. Totalmente integrado ao sistema, este aplicativo permite ver dados como o cronograma de aulas, o calendário pedagógico e de eventos, imprimir a 2ª via de boletos, conferir o histórico financeiro das parcelas, e consultar as notas e faltas. Assim, somente alunos, professores e responsáveis poderão ver as notas, sem risco de constrangimento.

Conte com o Sponte para organizar e manter um plano educacional efetivo. Ele se adapta a sua realidade. Não importa se você tem um sistema de avaliações por notas ou por conceitos, o programa tem funções que automatizam todos os processos da gestão de ensino, e com isso você tem mais tempo para se concentrar em melhorar sua instituição de ensino.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

3 comentários em “Qual o objetivo da avaliação escolar?

  1. Achei interessante o artigo.Acredito que seja preciso rever as formas de avaliar o aluno ,para realmente tentar ajudá-lo nesse processo de aprendizagem que muitas vezes ineficaz,não consegue atender às necessidades mais essenciais. ..

  2. Á avaliação é uma ferramenta pedagógica onde seu objetivo é avaliar o rendimento dos alunos, é muito importante que o educador não puni aqueles que não alcançarem a meta desejada,mais sempre procurar as falhas do seu aluno para possíveis melhoras.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *