Marketing Educacional: como utilizar essa ferramenta para atrair mais alunos?

O Marketing Educacional é uma importante ferramenta quando o assunto é captação de alunos. Entretanto, a utilização dessa ferramenta deve ser feita de maneira inteligente e bem planejada, de forma que potencialize os resultados de suas campanhas e estratégias.

Tendo em vista isso, a Sponte trouxe algumas dicas de como sua escola pode, através das estratégias do marketing educacional, atingir um maior contingente de possíveis futuros alunos. Confira!

Defina seus objetivos

É importante que os objetivos de sua escola – à serem atingidos pelas estratégias de marketing – sejam estabelecidos de forma que contemplem as necessidades de sua instituição, como o aumento do número de estudantes, maior número de matrículas em um curso específico, etc.

Alguns objetivos à serem atingidos através das estratégias do marketing educacional são:

São inúmeros os objetivos de uma instituição de ensino. O importante é que eles sejam estabelecidos para que sua escola, juntamente à sua equipe de marketing, defina quais as melhores estratégias à serem usadas para um alcance eficaz de suas metas.

Entenda suas necessidades, planeje como supri-las, estabeleça soluções e coloque seus planos em prática.

Identifique o público de sua escola

É essencial, seja de qual ramo for, que as empresas saibam quem é seu público e tenham definido o modo como ele se comporta e faz suas escolhas. Para o marketing isso é ainda mais importante.

Para estabelecer objetivos e estratégias que impactem seu público de forma mais eficaz e que gere mais resultados é necessário que sua escola saiba quais estudantes devem ser atingidos.

Alguns fatores que auxiliam sua escola a melhor definir o público-alvo de suas campanhas e estratégias são:

  • Definir o grupo social – são crianças e/ou adolescentes? Profissionais em busca de especialização? Universitários?
  • Conhecer sua inserção nas diversas redes e mídias – o público alvo de suas futuras campanhas é antenado nas mídias sócias? Está atento no universo WEB? Se interessa pelas propagandas advindas do meio virtual? Preferem televisão e/ou jornais ao invés do meio digital?
  • Estabelecer o que procuram numa instituição de ensino – Ensino mais prático e menos teórico? Valores e preços acessíveis? Proximidade do trabalho, metrô ou de casa? Bom posicionamento no mercado de trabalho? Professores capacitados?

Todas essas perguntas – e suas respostas – são ferramentas que auxiliam sua escola a melhor traçar o perfil de seu público-alvo. Conhecendo melhor seu público, você e sua equipe de marketing conseguem melhor estabelecer quais serão as estratégias mais eficazes para atingirem esse novo contingente.

Conheça o seu público, invista em estratégias direcionadas a essas personas e obtenha sucesso!

Estabeleça suas estratégias

Após definir quais seus objetivos e a qual público será direcionado, sua escola deve decidir quais as melhores estratégias e ferramentas de marketing que serão capazes de atingir esse público de forma eficaz.

Para um público mais jovem e antenado, recomendam-se o uso de estratégias e campanhas que abrangem coisas pertencentes ao universo desse grupo, como:

  • Redes sociais – Campanhas no Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr, Pinterest, etc.
  • A divulgação de sua instituição por garotos/garotas propagandas que sejam referência nesse universo – todo adolescente tem seus ídolos, utilizar dessas pessoas para chamar atenção de sua instituição lhe resultará em benefícios, trazendo um novo público interessado a conhecer mais de sua escola e de seus serviços.
  • Utilização de youtubers famosos e seus canais para divulgação – os youtubers, assim como seus canais, viraram febre no universo teen e, com isso, os mais diferentes mercados já perceberam a influência que essas personalidades têm na vida das pessoas que os acompanham. Fique atenta à essa novidade.

Já para um grupo mais maduro, recomenda-se:

  • A divulgação em jornais, televisão e revistas – esse tipo de mídia ainda é muito presente no cotidiano do público adulto – investir em estratégias nesses meios é de grande eficácia caso seu público-alvo se atente mais a esse segmento midiático.
  • E-mail marketing: o e-mail é uma ferramenta muito utilizada no mundo adulto, utilizar dela para que suas campanhas sejam direcionadas a esse público pode ser muito assertivo na captação de novos estudantes.
  • Disponibilização de e-book – o e-book é uma excelente ferramenta quando o assunto é adquirir prospect. Com ele você também aprimora o alcance das campanhas no e-mail marketing e nas redes sociais, por exemplo.

E então, atento ao processo de divulgação de sua escola? Já planejou qual a melhor maneira de captar mais alunos à sua instituição? Deixe um comentário nos contando sobre sua experiência.

Para essa e mais novidades fique atentos às nossas redes sociais!

 

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