Marketing de conteúdo para escolas: como implementar e ter bons resultados com essa ferramenta?

Marketing de conteúdo para escolas: como implementar e ter bons resultados com essa ferramenta?

Antes de escolher uma instituição de ensino, os alunos – ou seus pais – buscam informações sobre ela na internet, seja através de buscadores (como o Google) ou através de páginas nas redes sociais. Fato é que a internet é uma grande fonte de novos alunos e sua instituição precisa estar presente nesse meio para se solidificar no mercado e captar novos estudantes.

O marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para ajudar sua instituição nesse processo. Acompanhe a leitura, saiba como implementá-la e confira as vantagens que esta ferramenta traz para sua escola!

1. O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia para engajar o público-alvo e aumentar a rede de potenciais clientes (alunos) através da criação e divulgação de materiais com conteúdos relevantes e valiosos para o público a quem a instituição se destina.

2. Como implementar

  • Defina o público-alvo

Para criar conteúdo interessante, a instituição de ensino, primeiro, precisa definir e segmentar seu público-alvo. A criação dos materiais deve levar em consideração a persona que a instituição quer impactar:

Sua escola trabalha com alunos de ensino básico (infantil, fundamental e médio)? Foque em conteúdos relevantes para os pais. Você trabalha com ensino superior? Direcione-se diretamente aos estudantes, procurando sanar suas dúvidas em relação ao vestibular, escolha do curso ideal, etc. Se sua instituição oferece cursos de idiomas e cursos livres, procure divulgar materiais que mostrem as vantagens deste tipo de ensino.

O importante é saber exatamente a quais pessoas você se destina para que seja possível criar conteúdos que as auxiliem.

  • Tenha um meio de divulgação

A criação de conteúdo relevante sem um canal digital para divulga-lo é um investimento, em grande parte, perdido – já que, como dissemos, a maioria das pessoas buscam informações na internet.

Por isso invista na criação de um blog e de um perfil institucional nas principais redes sociais – como Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e Google Plus. Compartilhar os materiais nas redes é estratégico, pois aumenta o engajamento do público.

  • Planeje bem o conteúdo e publique os materiais com certa regularidade

O marketing de conteúdo é uma estratégia que necessita de uma certa dedicação. Por isso, planejar o conteúdo previamente, prevendo as dúvidas e as necessidades do público, é necessário para prender a atenção do leitor e ganhar visibilidade.

Confira algumas dicas do que publicar no seu blog em nosso artigo Vale a pena desenvolver um blog para sua escola?

Além disso, publicações regulares ajudam a solidificar a instituição como uma especialista no segmento, ao passo que publicações esporádicas deixam um aspecto de abandono do canal e diminuem a reputação da instituição no meio digital.

3. Vantagens

Uma das principais vantagens do marketing de conteúdo é a visibilidade que ele traz para sua instituição. Este tipo de estratégia, se bem feita, garante à instituição a reputação de especialista na sua área, consolidando sua marca no mercado.

Além disso, uma instituição que é vista e tida como especialista é lembrada por aqueles que necessitam dos seus serviços. Portanto, a visibilidade garantida pelo marketing de conteúdo aumenta o número de pessoas interessadas na instituição, o que contribui com a equipe de vendas e, consequentemente, aumenta a taxa de captação e retenção de alunos.

Queremos saber sua experiência! Já utiliza o marketing de conteúdo na instituição? Pretende começar a utilizar a estratégia? Entre em contato com a gente por meio dos nossos canais de comunicação!

A Sponte trabalha para que sua instituição cresça cada vez mais. Conte sempre com a gente!

 

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