FAQ

Comercial

Em caso de rescisão, há multa contratual? Terei acesso aos dados que foram cadastrados no sistema Sponte?

Não há multa contratual. A rescisão deve ser solicitada com 30 dias de antecedência.

Todos os dados inseridos no sistema serão devolvidos à unidade em arquivo de formato Excel.

Posso importar dados de outros sistemas?

Caso necessite, realizamos a migração de dados mediante análise.

Como são realizados os treinamentos e a implantação do sistema?

Disponibilizamos aos nossos clientes um pacote horas para treinamentos on-line, via Skype. A implantação é realizada por setores.  Dispomos de uma equipe especializada na implantação de todos os módulos do sistema.

Os treinamentos são realizados de segunda a sexta-feira.

Como são realizadas as atualizações do sistema? Preciso pagar por elas?

O software Sponte apresenta a evolução que você precisa. As atualizações são automáticas, constantes e gratuitas.

Após contratar o sistema Sponte, posso adquirir serviços adicionais?

Sim. Você poderá ampliar o plano contratado a qualquer momento.

Entre em contato conosco através do e-mail comercial@sponte.com.br e conheça nossos serviços adicionais.

Como é feita a comercialização do sistema Sponte?

Trabalhamos apenas com mensalidade, não há taxa de adesão ou plano fidelidade. Nossos consultores de vendas indicarão o melhor plano para a sua necessidade.

Sistema em nuvem é seguro?

Sim. Como as soluções oferecidas pela Sponte são 100% cloud computing, os dados de nossos clientes são armazenados na Amazon, Data Center de nível mundial, e trafegam em ambiente seguro e criptografado. Os backups são automáticos.

Quais as vantagens de utilizar um sistema totalmente web como o Sponte?

As principais vantagens são mobilidade, praticidade e segurança.  Com o sistema Sponte, você acessa os dados da sua instituição de ensino a qualquer momento e de qualquer lugar. Funciona em multinavegadores, além de diversos dispositivos como: PC, tablets e smartphones e em multiplataformas. Não necessita de instalação reduzindo gastos com hardware.

Suporte

Como faço para suspender o acesso de ex-funcionários/usuários no sistema?

Os cadastros dos usuários do ex-colaboradores deverão ser inativados no momento em que se desejar impedir seus acessos ao software. Para isso, acesse menu  Utilitários > Usuários e desmarque a opção “Ativo”.

É possível definir os dias da semana e os horários que os usuários do sistema poderão se conectar?

Sim. No cadastro do usuário em Utilitários > Usuários deve-se fazer a configuração dos dias, ou permitir o acesso em horário integral.

O sistema solicita a senha gerente para finalizar uma operação no sistema, porém não possuo essa senha. O que devo fazer?

A senha gerente somente poderá ser fornecida pelo administrador da escola. Se o mesmo não souber a senha, deverá solicitar pelo e-mail sponte@sponte.com.br.

Como faço para incluir o logo da minha escola nos relatórios do sistema?

Acesse o menu Utilitários > Opções, aba “Relatório” e inclua o logo nas dimensões sugeridas.

O sistema está informando que o professor não é habilitado para o estágio, o que devo fazer?

É necessário acessar o menu Cadastros > Funcionários, selecionar o cadastro do Professor e no campo ações clicar em “Horários/Habilitações”. Na próxima tela devem ser selecionados os cursos/estágios que o professor poderá lecionar. Caso não queira que o sistema realize esta validação, será necessário desmarcar a opção “Validar se o professor é habilitado para o estágio escolhido na turma” em Utilitários > Opções.

Alguns alunos não estão aparecendo no Diário de Aulas da turma. O que devo fazer?

Os alunos começam a aparecer nas aulas a partir da “Data de Início de Atividades” configurada em seu contrato. Caso o aluno não esteja aparecendo é devido a essa data ser superior a data da aula.  Para que o aluno apareça, basta modificar a “Data de Início de Atividades” em seu contrato.

Como faço para que as aulas da turma sejam geradas com sua respectiva lição?

Acesse o menu Didático > Estágios, edite o estágio desejado e na aba lições insira o cronograma completo das aulas. Ao gerar a programação das aulas desse determinado estágio, as lições já virão selecionadas. Este procedimento deve ser feito antes da geração das aulas da turma.

Como faço para gerar o cronograma de aulas da turma?

Acesse o menu Didático > Turmas, selecione a turma desejada e clique na ação “Programação da Turma”. Defina o período ou o número de horas e clique no botão “Gerar Programação”. As aulas serão geradas de acordo o esse período informado e o horário selecionado na turma.

Como faço para aumentar o saldo dos meus itens de estoque?

Para aumentar o saldo de um item é necessário realizar uma compra através do menu Financeiro > Entradas de Estoque. O saldo do item será correspondente a quantidade informada na entrada de estoque mais o saldo atual.

Ao lançar um plano financeiro não aparece a categoria do plano de contas que preciso. Onde posso inserir?

As categorias devem ser cadastradas no menu Financeiro > Plano de Contas. Basta selecionar Receitas ou Despesas e clicar no botão “INCLUIR”.

Como visualizo um relatório dos alunos inadimplentes da minha escola?

No menu Utilitários > Opções > aba Financeiro, marcar a opção “Considerar o aluno como inadimplente após “x” dias de atraso”. A listagem dos alunos inadimplentes e das parcelas vencidas será exibida em Gerencial > Relatórios de Alunos > Alunos inadimplentes.

Como evitar o lançamento de parcelas com vencimentos em dias não úteis? O sistema lançará automaticamente o vencimento do título para próximo dia útil?

É necessário configurar o Calendário Financeiro da unidade definindo os dias não úteis para vencimento das parcelas. Para realizar essa configuração, acesse o menu Financeiro > Calendário Financeiro. Após configurar o calendário e seguir as instruções contidas nesta tela, o sistema fará o controle automaticamente dos lançamentos para que as parcelas tenham vencimento apenas em dias úteis.

No recebimento das parcelas no Contas a Receber, o sistema calcula automaticamente os juros e multa dos títulos vencidos?

Sim, para isso acesse o menu Utilitários > Tabela de Juros e configure os valores de juros/multa, assim, o valor líquido será automaticamente calculado.

Ao receber uma parcela com Cartão de Débito/Crédito não aparece as opções de operadora ou parcelamento, como cadastrar?

No menu Cadastros > Cadastros Gerais > Financeiro > Operadoras de Cartão de Crédito / Débito, devem ser incluídas as operadoras e dentro de cada uma, todas suas opções de parcelamento, 1x, 2x, 3x e assim sucessivamente.

Como realizo a impressão de boletos bancários no nome do responsável financeiro do aluno?

No cadastro do aluno na aba “Responsáveis”, deve-se clicar no botão “Adicionar”, filtrar um responsável já existente ou então cadastrar um novo através do botão “Novo Responsável”. Depois disso, é necessário definir o parentesco e associar o responsável ao cadastro. Após clicar em “Voltar”, o responsável deve ser selecionado no campo “Responsável Financeiro”, assim os boletos automaticamente sairão em nome do responsável.

Como faço para imprimir a 2ª via do boleto bancário?

Basta acessar o menu Financeiro > Geração de Cobranças, selecionar a parcela do aluno e imprimir novamente. Desde que a parcela não tenha sido modificada, ela será impressa com a mesma numeração da primeira via. Há também um outro atalho para a impressão do boleto a  partir da tela de “Contas a Receber”, ação “Imprimir Boletos”.

Recomendamos manter marcada a opção “Não modificar a numeração de boletos”, para que os boletos anteriormente gerados agrupados não sejam separados, e vice-versa.

Como habilito a impressão da 2ª via do boleto bancário aos alunos pelo Portal do Aluno?

No menu Utilitários > Opções > aba “SponteNet” encontram-se as opções “Permitir visualizar a situação financeira” e “Permitir imprimir boletos”. Se marcadas, os alunos conseguirão imprimir boletos, desde que não estejam vencidos e que já tenham sido impressos pelo sistema anteriormente.

Os dados de acesso do Portal do Aluno são gerados pelo sistema?

Sim, dentro do Cadastro do Aluno haverá o campo “Nº Matrícula” que será seu login no Portal do Aluno, e ao lado a “Senha SponteNet”, que será sua senha. Através do Portal, o aluno conseguirá visualizar o histórico pedagógico e financeiro, cronograma das aulas, poderá emitir 2ª via do boleto bancário, se inscrever em atividades extras, responder pesquisas de satisfação e muito mais.

Como faço para imprimir pelo sistema, o contrato com os dados do aluno?

É necessário configurar o contrato da escola no menu Utilitários > Editor de Documentos incluindo os “Campos de Dados”, os quais serão substituídos pelos registros do sistema na hora da impressão. A impressão em si será realizada na matrícula do aluno, na aba “Impressão de Documentos”.

Não consigo lançar notas para um aluno, pois o sistema informa que o estágio não possui sistema de avaliação. O que devo fazer?

Primeiramente, o sistema de avaliação deve ser cadastrado no menu Cadastros > Cadastros Gerais > Didático > Sistemas de Avaliação. Em menu Didático > Estágios, deverá vincular o sistema de avaliação correspondente aquele estágio.

Quero bloquear o acesso de determinado usuário à determinada opção, o que devo fazer?

Para bloquear permissões de um usuário, é necessário acessar Utilitários > Usuários, editar o cadastro e na aba “Permissões” definir o que o usuário vai poder acessar dentro do sistema.