Banco de práticas inspiradoras

A Sponte apoia o Banco de Práticas Inspiradoras! Conheça este projeto.

O Banco de Práticas Inspiradoras é um projeto criado pelo Instituto Península em parceira com o MEC. Seu objetivo é dividir com profissionais de educação e a sociedade as iniciativas que professores da rede pública do Brasil implementaram em suas escolas para trabalhar as dez competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de forma criativa junto com as crianças e os jovens. Dentre os casos selecionados para a parte inicial do projeto, os escolhidos foram os professores finalistas do Prêmio Professores do Brasil 2017.

Estão presentes no site do projeto 30 casos de educadores que trabalharam com uma ou mais competências da Base por meio de atividades desenvolvidas em sala de aula, principalmente de educação infantil e de ensino fundamental. Cada exemplo pode ter alguns dos principais assuntos trabalhados, como a tecnologia e como utilizá-la de maneira consciente, as diferenças entre culturas e linguagens, valorização da diversidade e a resolução de conflitos.

As atitudes compartilhadas no site servem para inspirar outros professores e suas escolas a tomarem iniciativas semelhantes, ajudando-os na instalação da BNCC nos projetos pedagógicos e estimulando a reflexão do papel dos educadores na formação das crianças e jovens.

Conheça as 10 competências da BNCC

  1. Conhecimento – enaltecer e usar os conhecimentos sobre o mundo cultural, social, físico e digital a fim de compreender e explicar a realidade;
  2. Pensamento científico, crítico e criativo – trabalhar com a curiosidade racional e usar as ciências de forma crítica e criativa para que causas sejam investigadas, criando hipóteses a fim de resolver os problemas;
  3. Repertório cultural – prestigiar as variadas manifestações culturais e artísticas;
  4. Comunicação – fazer uso de linguagens diversas com o objetivo de expressar e dividir ideias, sentimentos, informações e demais sentidos que necessitam de entendimento mútuo;
  5. Cultura digital – usar e saber entender as tecnologias digitais como um recurso a ser utilizado com consciência e de forma crítica, estimulando a produção de conhecimento e informação e a resolução de problemas.
  6. Trabalho e projeto de vida – trabalhar com conhecimentos e experiências a fim de compreender o mercado de trabalho de acordo com o projeto de vida do indivíduo;
  7. Argumentação – trabalhar a habilidade de argumentação para que o aluno saiba defender e formular seus pontos de vista, decisões e ideias de forma ética, responsável e respeitosa
  8. Autoconhecimento e autocuidado – buscar conhecimento a respeito de si mesmo e apreciar-se, aprendendo a cuidar de sua própria saúde física e emocional.
  9. Empatia e cooperação – trabalhar o diálogo, a empatia, a cooperação e a resolução de conflitos para que o indivíduo saiba se fazer respeitar e proporcionar o respeito dos demais, principalmente no que se refere aos direitos humanos e valorização da pluralidade dos seres humanos;
  10. Responsabilidade e cidadania – saber agir no âmbito coletivo e pessoal com responsabilidade, determinação e autonomia para que decisões sejam tomadas de acordo com convecções solidárias, éticas e democráticas.

Como implementar as práticas inspiradoras nas escolas

Existem diversas maneiras de implementar as competências da BNCC de forma inspiradora e estimulante durante as aulas em sua escola. Confira abaixo alguns exemplos:

– Trabalhar as diferenças entre as pessoas por meios de análises de filmes e livros que abordem este tema e discutir durante a atividade sobre como cada um dos indivíduos é único por ser do jeito que é. Esta atividade trabalha com a competência 1, 2 e 4.

– Solicite aos alunos que realizem um levantamento de problemas em seus bairros ou ao redor da escola e, em sala de aula, discutam quais ações podem ser tomadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas dentro dessas comunidades. Esta atividade contempla a competência 10.

– Para os alunos mais velhos, insira em sala de aula a discussão de temas que costumam gerar polêmica e opiniões polarizadas, aproveitando para ressaltar a importância do respeito ao ponto de vista do outro, ainda que divergente. Esta atividade trabalha as competências 4, 7 e 9.

Mais informações sobre o Banco de Práticas Inspiradoras

O material disponível de cada iniciativa do projeto conta com um artigo, além de seu respectivo vídeo, no qual o professor autor da história explica como as atividades foram realizadas, suas ideias, objetivos e resultados da atividade em questão. No vídeo, o professor conta a sua própria experiência, enquanto que o artigo é escrito com um cunho mais jornalístico por trazer os fatos da história e algumas falas do educador.

O Banco de Práticas Inspiradoras tem uma grande importância para a sociedade, visto que a educação básica brasileira enfrenta problemas em sua estrutura tanto na rede pública quanto na rede particular de ensino. O projeto visa dar o devido prestígio para aqueles professores que buscam fazer a diferença e que estão empenhados em ajudar o desenvolvimento de seus alunos, no âmbito pessoal e profissional, inspirando outros professores, de quaisquer regiões do país, a se dedicarem na elaboração de atividades que estejam ligadas às dez competências propostas.

Cada um dos casos registrados está presente na plataforma do MEC.

Para que a instituição possa focar seus esforços na elaboração de práticas que trabalhem as competências propostas pela BNCC, é fundamental contar com recursos para simplificar processos administrativos e pedagógicos – e dessa forma, otimizar o tempo e o trabalho de sua equipe. O software Sponte é a solução ideal para gestão escolar, pois proporciona ainda mais eficiência no gerenciamento de sua instituição. Direcione seus esforços para o que é mais importante: o desenvolvimento de seus alunos. Conte sempre com a gente!

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