criança-cidadania-escola

Como ensinar e praticar a cidadania com as crianças?

A cidadania é uma das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que precisa ser ensinada para as crianças e jovens o quanto antes. É uma maneira de trabalhar a ideia de que, independente da idade, o indivíduo pode exercitar hábitos que causam um impacto positivo na sociedade. A escola tem o dever de ensinar e praticar a cidadania com as crianças.

Entenda como a equipe pedagógica e o gestor podem trabalhar a cidadania com seus alunos neste artigo.

Como ensinar a cidadania

Segundo a BNCC, a cidadania envolve a execução de atividades pessoais e coletivas com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, além de decidir-se com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Isso significa que a criança precisa aprender a desenvolver tais habilidades e valores para ser um bom cidadão na sociedade, e esse ensinamento é considerado como uma questão que envolve a escola, o gestor e a equipe pedagógica.

Existem diversas maneiras de ensinar a cidadania para os alunos, como permitir que eles ajudem na criação de regras da aula e da turma e ao discutir os direitos de cada pessoa como cidadão, e o que isso representa na prática. É necessário que o educador questione as crianças e as faça pensar se o modo como as regras e experiências presentes na sociedade estão corretas.

Outra maneira de ensinar a cidadania é ao apresentar diversas notícias de jornais, desenvolvendo o debate com os alunos para que digam se o ocorrido está de acordo com as características que englobam a cidadania, e o que poderia ser feito para melhorar a vida dos indivíduos envolvidos – como a fome nos países de Terceiro Mundo e o desmatamento das florestas, entre outros.

Como praticar a cidadania

A cidadania pode ser praticada através de simples atitudes, que podem ser trabalhadas com crianças de diferentes idades. Por exemplo, faça um projeto sobre a produção de lixo na sociedade e envolva toda a comunidade ao redor da escola ao criar um movimento no qual as crianças conscientizem os vizinhos a jogar o lixo no lugar certo e a exercitar a reciclagem.

É importante abordar todas as disciplinas escolares na prática da cidadania para que cada professor possa transmitir a sua visão desse conceito e como ele pode ser aplicado na rotina das crianças. Além disso, os professores precisam auxiliar os alunos para que se tornem cidadãos críticos, engajados e atentos ao que acontece no mundo ao seu redor.

Os alunos devem compreender que ser um cidadão está relacionado à participação ativa na vida em comunidade e colocar em prática ações que causam um impacto positivo na sociedade, como economizar água, respeitar o próximo, doar brinquedos com os quais não brinca mais, ajudar os mais necessitados, saber perdoar e reconhecer seus próprios erros e ser solidário.

O ensino e a prática da cidadania são importantes para que as escolas ajudem na construção de uma sociedade melhor, buscando sempre trabalhar esse conceito com os seus alunos durante as aulas e atividades. É preciso que os jovens saiam das escolas conscientes de seus deveres como cidadãos da sociedade na qual estão inseridos.

A família também precisa estar ativa nessa causa para que, junto com as crianças e os jovens, eles exercitem suas responsabilidades e lutem por seus direitos diariamente e em diversas ocasiões.

Como a cidadania é ensinada em sua escola? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *