Como atrair os pais para as reuniões bimestrais

A reunião bimestral é um importante evento da escola e tem como principal objetivo engajar os pais e mostrar-lhes a rotina e os resultados dos alunos dentro de um determinado período, além de apresentar os planos de melhorias conforme as necessidades surgem.

Sabendo disso e dos desafios de motivar a família a comparecer a esse evento, nós, da Sponte, trouxemos algumas dicas que te ajudarão a atrair os pais para as reuniões bimestrais. Acompanhe a leitura e confira a lista!

1. Defina tema e data com antecedência

Definir a data da reunião com bastante antecedência é importante, pois ajuda os pais a se programarem para comparecer à escola nesse dia. Da mesma maneira, com o planejamento antecipado é possível escolher datas que se encaixam melhor com a rotina dos pais, dos professores e dos alunos – em dias que não se conectam a feriado, por exemplo.

Além disso, com os assuntos previamente pautados, os familiares se preparam para o tema, buscam conversar com seus filhos e entender em quais aspectos a questão se conecta com a rotina do estudante e, assim, já se inteiram do assunto.

Tudo isso torna a reunião mais atrativa, objetiva e clara – o que, consequentemente, aumenta o engajamento e a presença da família.

2. Convoque os pais por diferentes canais de comunicação

Diferentes tipos de pais preferem diferentes tipos de comunicação. Alguns, ainda preferem receber os comunicados da escola por bilhete no caderno. Outros preferem se comunicar por meios digitais – como aplicativos, sms e e-mail. Por isso, utilizar os diferentes canais para convocar os pais é a melhor opção para engajar o maior número possível deles.

Ainda, quando enviar os comunicados, peça a confirmação do recebimento da informação, bem como da presença no evento. Assim, a escola garante um maior compromisso dos pais com a reunião.

3. Defina as metas e busque não fugir do objetivo proposto

Algumas reuniões de pais têm resultados negativos ou não são tão produtivas por gerarem discussões desnecessárias e fora do tema e do objetivo proposto.

Por isso é importante que, com a pauta definida, a escola trace um plano de ação para que a discussão se mantenha focada no assunto principal. Além disso, elencar previamente quais metas devem ser alcançadas ao término da reunião também garante que ela se desenrole bem.

Adotando essa postura, a produtividade do evento aumenta e os pais se sentem mais instigados a participarem dos próximos encontros.

4. Reserve um tempo depois da reunião para atendimentos individuais

Por fim, os pais precisam se sentir confortáveis e acolhidos para comparecerem aos eventos escolares.

Para que isso seja possível, reserve um tempo depois da reunião para atendimento individual dos pais que necessitam conversar sobre algo além da temática do evento. Além de demonstrar preocupação e comprometimento com cada familiar, isso contribui com o bom andamento da conversa, sem interrupções ou fugas do tema proposto.

É importante também demonstrar interesse pelas opiniões e sugestões vindas da família, pois assim é possível adquirir uma boa relação com os pais ao mesmo tempo que surgem boas ideias de melhorias para a instituição.

Fazer com que os pais compareçam às reuniões bimestrais e eventos escolares pode ser um grande desafio. Mas, além de possível, essa tarefa é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes e crescimento da instituição. Esperamos que nossa lista te ajude nessa missão!

Compartilhe conosco sua experiência! Quais métodos você utiliza para atrair os pais para as reuniões bimestrais? Sua instituição conta com um bom engajamento da família? Deixe seu comentário!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *