Censo Escolar: entenda sua importância e automatize o processo de envio dos dados da sua instituição

Para garantir a qualidade dos serviços prestados pela instituição de ensino é preciso ter o maior e melhor número possível de informações e dados censitários, pois é através deles que se pode embasar estratégias e planejar melhorias mais assertivas no trabalho realizado pela escola.

O levantamento de dados do censo escolar é feito através do sistema Educacenso, uma ferramenta web que coleta, organiza, transmite e dissemina os dados censitários, através do cruzamento de informações dos cadastrados referentes a escola, turma, aluno e profissional escolar.

O trabalho de coleta dessas informações junto ao sistema de levantamento de dados do Censo Escolar geralmente é feito pelas instituições de forma manual e demandam muito tempo e atenção das equipes de secretaria, que precisam se dedicar exclusivamente ao processo de cadastramento das informações e paralisar suas funções do dia a dia.

Para facilitar o processo de envio de informações e dados censitários ao sistema Educacenso, a Sponte lança o Portal do Educacenso. Através desta solução, a geração do arquivo de dados será automatizada, proporcionando um ganho de tempo significativo a equipe de secretaria no momento da transmissão das informações aos órgãos competentes.

 Portanto, não perca mais tempo com o cadastramento manual das informações e garanta o envio dos dados dentro do prazo! Entre em contato conosco agora mesmo e contrate este recurso.

QUERO FACILITAR O TRABALHO DA MINHA EQUIPE DE SECRETARIA! CONTRATE AQUI.

*Esta solução está disponível somente para os clientes do segmento Educação Básica.

Quer saber mais informações sobre o Censo Escolar? Continue acompanhando o artigo e e entenda a sua importância para as instituições de ensino de todo o país.

1. O que é o Censo Escolar?

O Censo Escolar é um dos principais indicadores nacionais da área educacional, do qual participam todas as escolas públicas e privadas da educação básica – sendo cerca de 215 mil escolas, onde estudam 51 milhões de alunos. Ele abrange os ensinos regulares (infantil, fundamental e médio), de educação especial (modalidade substitutiva), de educação de jovens e adultos (EJA) e de educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial ou qualificação profissional).

Realizado todos os anos pelo Ministério da Educação e coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), é feito em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação de todo o país.

As informações coletadas servem de base para as políticas de educação básica – tanto em relação a repartição dos recursos públicos entre municípios e estados, quanto em relação a implementação de programas pelo governo federal.

2. Como funciona o Censo Escolar?

A coleta dos dados é dividida em duas etapas: a primeira consiste no preenchimento da matrícula inicial – na qual ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Já a segunda consiste no preenchimento das informações referentes a situação do aluno – na qual são considerados os dados sobre o rendimento escolar dos estudantes ao final do ano letivo.

O Censo é feito anualmente e, normalmente, o início da coleta se dá na última quarta-feira do mês de maio. Você pode consultar toda a legislação relativa ao Censo Escolar no site do Inep, no menu Documentos e Legislação.

3. Cronograma Educancenso 2018

Para o Censo 2018, o período para coleta, digitação e exportação dos dados é de 30 de maio a 31 de julho e está sob responsabilidade de diretores ou responsáveis pela escola. Após a divulgação dos dados preliminares no Diário Oficial, o sistema será reaberto para conferência e correção das informações concedidas.

Para enviar os dados de sua escola, acesse o Portal Educacenso e realize o upload do arquivo gerado pelo Sponte contendo todas as informações exigidas pelos órgãos competentes.

4. Por que você deve se atentar aos números do Censo Escolar? 

Além de contribuir para a melhora na qualidade da educação básica do Brasil, o Censo Escolar permite que todas as escolas tenham uma base dos pontos fortes e fracos à nível nacional, estadual e municipal. Ou seja, através dele é possível entender sobre a qualidade dos serviços educacionais ofertados pela sua instituição em relação às demais escolas da região, da cidade, do estado e do país.

Assim, os gestores escolares – em conjunto com sua equipe – podem traçar metas e estratégias de melhorias baseados em dados sólidos, através de um indicador reconhecido nacionalmente.

O Censo também é um indicador que orienta os rumos que as escolas brasileiras devem tomar para alcançar a excelência no ensino básico nacional.

Fique atento a esses números e crie estratégias bem embasadas para atingir esse objetivo em conjunto com as demais escolas do país.

Conte sempre com o Sponte, seu software de gestão educacional!

2 comentários em “Censo Escolar: entenda sua importância e automatize o processo de envio dos dados da sua instituição

  1. O sistema SEDE (secretaria da educação) irá fazer essa migração para o censor escolar, acredito que dessa formar esse serviço não será mais utilizado.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *