Censo Escolar: entenda a importância e fique atento a esses números

Censo Escolar: entenda a importância e fique atento a esses números

Para garantir a melhora na qualidade dos serviços prestados pela instituição de ensino é preciso ter o maior e melhor número possível de informações e dados censitários, pois é através deles que se pode embasar estratégias e planejar melhorias mais assertivas.

Pensando nisso, a Sponte traz informações a respeito do Censo Escolar, um dos maiores indicadores nacionais, e destacamos a sua importância para as instituições de ensino de todo o país. Continue acompanhando o artigo e confira!

1. O que é o Censo Escolar?

O Censo Escolar é um dos principais indicadores nacionais da área educacional, do qual participam todas as escolas públicas e privadas da educação básica – sendo cerca de 215 mil escolas, onde estudam 51 milhões de alunos. Ele abrange os ensinos: regulares (infantil, fundamental e médio), de educação especial (modalidade substitutiva), de educação de jovens e adultos (EJA) e de educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial ou qualificação profissional).

Realizado todos os anos pelo Ministério da Educação e coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), é feito em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação de todo o país.

As informações coletadas servem de base para as políticas de educação básica – tanto em relação a repartição dos recursos públicos entre municípios e estados, quanto em relação a implementação de programas pelo governo federal.

2. Como funciona o Censo Escolar?

A coleta dos dados é divida em duas etapas: a primeira consiste no preenchimento da matrícula inicial – na qual ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Já a segunda consiste no preenchimento das informações referente a situação do aluno – na qual são considerados os dados sobre o rendimento escolar dos estudantes ao final do ano letivo.

O Censo é feito anualmente e, normalmente, o início da coleta se dá na última quarta-feira do mês de maio. O sistema utilizado é o Educacenso, que faz uso de ferramentas web na coleta, organização e transmissão de dados censitários, através do cruzamento de informações dos dados cadastradas referentes a escola, turma, aluno e profissional escolar.

Você pode consultar toda a legislação relativa ao Censo Escolar no site do Inep, no menu Documentos e Legislação.

3. Por que devo me atentar aos números do Censo Escolar?

Além de contribuir para a melhora na qualidade da educação básica do Brasil, o Censo Escolar permite que todas as escolas tenham uma base dos pontos fortes e fracos à nível nacional, estadual e municipal. Ou seja, através dele é possível entender sobre a qualidade dos serviços educacionais ofertados pela sua instituição em relação às demais escolas da região, da cidade, do estado e do país.

Assim, os gestores escolares – em conjunto com sua equipe – podem traçar metas e estratégias de melhorias, baseados em dados sólidos, através de um indicador reconhecido nacionalmente.

O Censo também é um indicador que orienta os rumos que as escolas brasileiras devem tomar para alcançar a excelência no ensino básico nacional. Fique atento a esses números e crie estratégias bem embasadas para atingir esse objetivo em conjunto com as demais escolas do país!

E na sua escola? Sua equipe já baseia suas estratégias nos dados do Censo Escolar? Ainda tem dúvidas de como utilizar esses números para promover melhorias na sua instituição? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente sua experiência!

Conte sempre com o Sponte, seu software de gestão educacional!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *