Captação e retenção de alunos:

Captação e retenção de alunos: você sabe qual é o verdadeiro desafio de sua escola?

Com a chegada dessa atual época do ano é comum que muitas escolas comecem a desenvolver seu planejamento escolar para seu próximo período letivo. É muito importante que durante esse processo as instituições levem em consideração suas estratégias de marketing para captação e retenção de alunos para o período que está por vir.

Devida a crescente oferta de escolas e cursos e os reflexos da crise econômica no país, tanto captar quanto reter alunos tornou-se uma tarefa difícil. Entretanto, muitas escolas enfrentam maiores problemas ou com a retenção ou com a captação de alunos. Você sabe qual desses é o maior desafio de sua escola?

A Sponte trouxe algumas informações que ajudarão você a entender essas duas tarefas e a descobrir em qual delas é preciso investir mais esforços. Confira!

 Captação de alunos

Esta essencial tarefa escolar visa o aumento de adesão de novos alunos através de diferentes estratégias adotadas pela escola. Se sua instituição conta com um baixo número de alunos fidelizados e/ou até mesmo necessite de um maior contingente de novos alunos, a captação é o desafio que você e sua escola devem mover esforços.

Definir estratégias de marketing, projetar sua escola para o novo, conhecer seu público e tornar a imagem de sua instituição um atrativo para seus atuais e novos estudantes, são exemplos de estratégias que impulsionam seus resultados na captação de alunos. Planeje, organize-se e invista.

Retenção de alunos

Não lembrada por muitas escolas, a retenção é tarefa escolar de grande importância e que tem como objetivo fidelizar os estudantes da instituição de ensino durante seu processo de formação educacional. Se sua escola conta com um significativo número de evasão, ausência e inadimplência, a retenção é tarefa de grande importância para a expansão de sua escola.

Contar com profissionais bem capacitados, acompanhamento do desempenho escolar do aluno e um ambiente escolar saudável e que acolha o estudante, são exemplos de estratégias que irão lhe ajudar a reter os alunos já conquistados por sua instituição.

Se atenha aos dois e obtenha sucesso

Caso sua maior necessidade seja a captação, mova seus empenhos em prol das estratégias que irão lhe contemplar em bons resultados. Entretanto, não esqueça da retenção, pois a evasão pode acarretar na perda do seu investimento na captação, já que os alunos não serão mais pagantes e não concluirão seus cursos.

E se, por sua vez, a retenção seja sua maior necessidade, se atenha a execução das estratégias necessárias para um bom contingente de alunos fidelizados. Contudo, não se esqueça da captação, pois sem novos alunos sua empresa não contará com um crescimento empresarial e financeiro significativo.

Mesmo que as demandas de sua empresa visem mais uma do que a outra, lembre-se que estas tarefas são complementares e que, por sua vez, não surtem efeito quando são aplicadas de maneira exclusiva.

Já sabe qual usar?

E então, qual melhor se encaixa em sua escola, captação ou retenção? Sua empresa conta com um bom índice de alunos fidelizados e necessita de mais captação, ou ela conta com uma boa captação, mas com um significativo índice de evasão? Já refletiu sobre essas questões?

Confira este artigo e saiba mais sobre a rentabilidade dessas duas importantes ferramentas para o crescimento de sua escola.

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