Aumente suas matrículas com esses 5 passos para divulgar sua escola ou curso

Aumente suas matrículas com esses 5 passos para divulgar sua escola ou curso

Para manter-se funcionando e em expansão, uma instituição particular de ensino precisa sempre captar novos estudantes, seja para completar o quadro de alunos ou para ampliar a sua rede. Com um mercado cada vez mais competitivo e certa recessão da economia, surgem muitas dúvidas de como criar estratégias efetivas para aumentar o número de matrículas.

A Sponte traz 5 passos que podem ajudar você a atingir estes objetivos, confira:

1. Esteja onde todo mundo está!

E que lugar é esse? A internet, claro! No mundo tecnológico atual, estar fora da internet equivale a, praticamente, não existir. Isso porque a maioria das pessoas usa a internet como primeiro meio de pesquisa para os mais diversos tipos de serviço. Logo, se a sua instituição não tem presença on-line ela está deixando de ser vista pela maioria das pessoas. Esse fator pode prejudicar muito a sua escola ou curso, principalmente, se seus concorrentes fazem muita propaganda no universo digital.

Mas o mundo tecnológico não veio para prejudicar o seu negócio! Muito pelo contrário, ele traz muitas possibilidades para propaganda que, se bem-feita, proporciona a captação de muitos alunos.

E como usar essa ferramenta a seu favor? Tenha um perfil para sua instituição nas principais redes sociais (como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn) coloque nelas o maior número de informações possíveis a seu respeito – como meios de contato, preços e pacotes, endereços, fotos da infraestrutura, cursos oferecidos, diferenciais da sua empresa etc. – e compartilhe seus eventos, promoções e materiais didáticos.

Hoje em dia, o perfil da rede social é o cartão de visitas de uma empresa, isto é, ele é quem causa a primeira impressão que, se for boa, garantirá uma visita ao seu espaço físico.

2. Cause uma boa “segunda impressão”

Se você causou uma boa primeira impressão e foi procurado por um possível aluno é preciso proporcionar um bom segundo contato para que o aluno efetue a matrícula. Ou seja, para que seja feita a conversão.

Para isso, é preciso investir na infraestrutura – com espaços e ambientes agradáveis, material didático completo e de excelência, bons e qualificados profissionais e boa recepção – propor preços atrativos, possibilitar formas de pagamentos diversificadas e opções flexíveis de horário. Quanto mais flexível for a sua instituição, maiores as chances dela se adaptar às necessidades de diferentes perfis de estudante.

3. Tenha o seu diferencial

Com uma infinidade de novas escolas e cursos surgindo e, consequentemente, a concorrência aumentando é importantíssimo que a instituição invista em ter um diferencial.

O que a faz não ser “mais do mesmo”? O que a torna especial? Por que o aluno deveria efetivar a matrícula na sua instituição e não na concorrente? As respostas para estas perguntas devem servir de guia para sua equipe encontrar o diferencial da sua empresa e investir em divulgá-lo para o maior número de pessoas possível.

Ter um diferencial é ter maiores chances de uma sala de aula cheia. O uso da tecnologia em sala de aula é um diferencial que muitas escolas e cursos já estão apostando. Saiba mais sobre esse assunto no artigo tecnologia na sala de aula: 6 novidades que já estão nas escolas e suas principais vantagens.

4. Invista em Marketing Digital

A partir do momento que você tem presença on-line, é preciso utilizar suas redes sociais para divulgar sua instituição. Mas há outras estratégias de marketing digital além das redes sociais. Você pode ter um blog para divulgação de conteúdo e, através dele, captar endereço de e-mail e telefone de possíveis alunos, para depois entrar em contato com eles sobre novidades e promoções, por exemplo.

5. Mas não se esqueça do marketing off-line

A distribuição de panfletos é uma forma tradicional de propaganda e que ainda traz bons resultados. Invista em distribui-los próximo ao seu curso ou escola, mas também busque outros espaços que seu público-alvo costuma frequentar. Esse panfleto deve conter informações importantes como os meios de contato, o endereço e o modo de funcionamento do curso.

Outra boa forma de propaganda é o investimento em uma boa comunicação com a família – transmitindo informações a respeito do desempenho do aluno, das atividades que a escola realiza, das melhorias que a escola adquiriu, entre muitas outras informações –  que garantem o conforto, a satisfação dos pais com a sua instituição e a recomendação para outros pais e alunos. Essa propaganda “boca a boca” é uma ótima forma de captar novos estudantes.

Novos alunos são sempre bem-vindos em uma instituição de ensino. Mas para isso é importante estar preparado para recebê-los. Uma gestão eficiente do tempo é essencial para que a sua instituição possa crescer de forma sustentável e organizada.

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