criança-professor-lendo

6 maneiras de incentivar a leitura em sua escola

O hábito de ler é um costume essencial para o desenvolvimento de um cidadão de caráter e precisa ser estimulado com crianças e jovens. A leitura auxilia na aquisição da criatividade e imaginação, além de estimular a concentração e o uso das habilidades linguísticas. É um dever da escola e dos educadores incentivarem a leitura em suas escolas. Por isso, confira 6 maneiras de dar ênfase para essa prática.

1. Inclua tempo para a leitura durante as aulas

Uma das principais maneiras de estimular o prazer pela leitura nas crianças é incluir um tempo especialmente dedicado para que possam ler. Para isso, combine com a equipe pedagógica qual será o horário destinado para os livros e em seguida, comunique aos alunos.

É importante que essa atividade seja vista como um momento de descontração e diversão, e não como algo avaliativo.

2. Ofereça diferentes gêneros literários

Pode ser que a criança que não tenha o hábito de ler com frequência não saiba ao certo qual o seu gênero literário preferido – o que a estimula a acreditar que não gosta de ler. Uma maneira de incentivá-la nesses casos é oferecendo diversos estilos de livros para que ela consiga aprofundar o seu conhecimento e aos poucos identificar aquilo de que gosta mais.

3. Estimule visitas e atividades na biblioteca

Os alunos de sua escola precisam conhecer a biblioteca e saber como podem pegar livros emprestados, encontrar os títulos que desejam e se sentirem confortáveis nesse ambiente. Uma iniciativa que o educador pode colocar em prática para auxiliar as crianças é estimular visitas na biblioteca e propor atividades, como pedir para que busquem um determinado livro ou que ajudem o responsável pela biblioteca a deixar o ambiente organizado.

4. Faça uso da tecnologia

A tecnologia precisa ser reconhecida como uma alinhada quando se refere à leitura. Existem diversos aplicativos, sites e dispositivos que oferecem uma excelente experiência de leitura e descoberta de novos títulos e ferramentas. Planeje atividades que façam uso da tecnologia a fim de propor uma experiência de leitura diferente para os alunos, principalmente para aqueles que estão sempre conectados.

5. Tenha auxílio da família

Quando for trabalhar o hábito da leitura com os alunos, peça para que a família ajude nessa tarefa. Os pais e os responsáveis podem auxiliar a escola ao perguntarem o que a criança está lendo e como está sendo essa atividade, assim como quais são os seus comentários sobre os elementos presentes na história.

6. Seja um educador-leitor

Para desenvolver o prazer pelos livros com os alunos, é essencial que o educador também seja um leitor, que tenha esse encantamento pela leitura e demostre isso em suas aulas. O professor é um exemplo para o aluno em diversas situações e ao comentar sobre seus livros favoritos e demais assuntos, será uma maneira de incentivar as crianças a buscarem suas preferências e a aprimorarem seus gostos literários.

A leitura é um importante hábito e precisa ser estimulado o quanto antes. Assim, as crianças podem se desenvolver da melhor forma como pessoas e como alunos inteligentes e engajados. Como você trabalha a leitura em sua escola? Deixe nos comentários!

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *