alunos-professor-ensinando-aula

5 motivos para incluir os alunos na gestão da escola

Incluir os alunos no processo de gestão da escola pode ser uma iniciativa vista como complexa e que não traz resultados. Porém, para melhorar a aprendizagem e a permanência dos alunos, é preciso que todos estejam abertos para ouvir o que eles têm para dizer sobre sua própria instituição. Por essa razão, o gestor tem diversos e significativos motivos para incluir os alunos na gestão escolar. Confira os principais neste artigo.

1. Aumenta o reconhecimento do espaço escolar

É comum os alunos se sentirem como se não fizessem parte da escola na qual estudam, visto que, em diversos casos, não há características no ambiente escolar que façam com que demonstre seus gostos, personalidades e opiniões.

Quando os alunos estão envolvidos nas responsabilidades relacionadas às melhorias da escola, eles podem se sentir mais acolhidos e reconhecidos no ambiente em que estudam – e ainda valorizam o ensino e o conhecimento que recebem em sala de aula.

2. Aproxima o aluno do gestor e da equipe pedagógica

O gestor costuma ser reconhecido como uma figura distante ou mesmo visto como um indivíduo superior. Porém, é possível que ele se aproxime de seus alunos ao solicitar suas opiniões e comentários em relação às questões da escola. Tanto o gestor quanto a equipe pedagógica precisam estar preparados e dispostos para proporcionarem o diálogo entre alunos e responsáveis pela instituição.

Além de aproximar os envolvidos, a inclusão dos alunos na gestão escolar faz com que as crianças e os jovens aprendam a solucionar problemas e desafios, a realizar planejamentos e a trabalhar em grupo. É uma maneira de enxergarem no gestor e na equipe pedagógica exemplos a serem seguidos.

3. Trabalha o conceito de democracia

O conceito de democracia é essencial para a vida em sociedade e é pouco discutido e trabalhado por muitas escolas brasileiras. Com os alunos participando da gestão da escola, eles irão aprender esse conceito na prática ao se engajarem nas ações e iniciativas necessárias para o ambiente escolar e para a comunidade, e ao entenderem que precisam respeitar as opiniões diferentes dos colegas.

4. Melhora o engajamento dos alunos com a escola

Os alunos se sentem mais confortáveis em seu ambiente escolar ao participar do planejamento de melhorias e, dessa forma, podem tornar-se mais motivados em relação aos estudos, as aulas e a escola em si.

Além disso, é uma maneira de ensinar para os alunos que eles são protagonistas em sua escola, mas que também é necessário que tenham suas responsabilidades como alunos.

5. Não envolve investimentos financeiros

Não é necessário nenhum investimento financeiro para trabalhar a inclusão dos jovens na gestão escolar, já que é uma ação que necessita apenas de um gestor atento às personalidades e opiniões de seus alunos. Dessa forma, por meio da troca de ideias, é possível envolver os estudantes da criação de uma escola ainda mais confortável e acolhedora para todos.

Você já pensou em envolver os seus alunos na gestão de sua escola? Conte para nós nos comentários.

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *