4 livros que todo professor deveria ler

4 livros que todo professor deveria ler

Mesmo que a escola, ao longo dos anos, atenda sempre a mesma faixa etária de estudantes, as gerações mudam e suas necessidades também. A partir disso, podemos pensar que a adaptação da escola a essas novas gerações é imprescindível para a promoção de um ensino de qualidade.

Neste cenário, se faz necessário o constante aperfeiçoamento dos profissionais de uma instituição de ensino e nós, da Sponte, trazemos uma lista de livros que contribuirão com o aprendizado e desenvolvimento dos professores da sua escola. Confira!

Aula nota 10 – Doug Lemov

Publicado no Brasil em 2011 pela editora De Boa Prosa, este livro traz inúmeras técnicas para ajudar o professor a ensinar seus alunos de forma que eles consigam aprender.

Passando por práticas pedagógicas, falando sobre os desafios em sala de aula, e explicando sobre autonomia e pensamento crítico, Aula nota 10 busca munir o professor de técnicas para se tornar um docente campeão de audiência.

Este livro de Doug Lemov foi o exemplar referente a educação mais vendido nos Estados Unidos em 2010. Vale a pena a leitura!

Pedagogia da autonomia – Paulo Freire

Paulo Freire é um dos maiores e mais respeitados pedagogos brasileiros dos últimos tempos. Com diversos títulos publicados, o autor traz em Pedagogia da autonomia conceitos importantes a respeito das práticas pedagógicas, norteando o professor em relação as melhores maneiras de promover um aprendizado autônomo em sala de aula.

Publicado pela primeira vez em 1996 pela editora Paz e Terra, este título ainda é muito atual e merece uma atenção especial dos professores que buscam melhorar suas práticas em sala de aula.

Pais brilhantes, professores fascinantes – Augusto Cury

Publicado pela editora Sextante em 2003, este livro trata da importância da família no processo de desenvolvimento do estudante, tanto no âmbito intelectual quanto no emocional. O autor mostra também formas de atrair os pais para a escola e, assim, participar mais ativamente do desenvolvimento dos filhos.

A Organização do Currículo por projetos de Trabalho – Fernando Hernández e Montserrat Ventura

Publicado pela editora Penso em 2016, este livro aborda os princípios e as práticas da organização do currículo a partir de projetos.

Em A Organização do Currículo por projetos de Trabalho os autores questionam a organização e eficácia dos currículos escolares tradicionais. Segundo eles, os conteúdos podem ser aprendidos a partir da elaboração de projetos coletivos, o que garante que os estudantes tenham papel ativo na sua aprendizagem.

Um livro instigante e questionador, que pode proporcionar algumas mudanças significativas e benéficas no dia a dia da escola.

Sabemos que a prática pedagógica e os desafios em sala de aula exigem muita preparação e constante aprimoramento por parte dos docentes de sua instituição de ensino. Esperamos que essa lista tenha contribuído com esse aprendizado!

Gostou da nossa lista? Conhece algum outro título que é fundamental para os professores? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *